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terça-feira, 31 de julho de 2012

ESPAÇO OLIMPICO:

O Espirito Olímpico do COI vai até a chamada regra 40. Ou seja, enquanto não mexeram no bolso do Comitê

Após Doping Social COI enfrenta a ira dos atletas em cima dos rígidos controles comerciais impostos pelo Comitê...

O Espirito Olímpico do COI vai até a chamada regra 40. Ou seja, enquanto não mexeram no bolso do Comitê

Após Doping Social COI enfrenta a ira dos atletas em cima dos rígidos controles comerciais impostos pelo Comitê. Enquanto o COI lucro bilhões com os jogos quanto ganham os atletas com o uso de suas imagens?

Tempos atrás escrevi aqui sobre o os limites impostos pelo COI para restringir o uso das redes sociais por parte dos atletas participantes dos jogos. Numa ação que vai contra tudo que todas as grandes ligas vem fazendo o COI enxerga os atletas e o uso das redes como um verdadeiro inimigo dos Jogos.

Na visão do COI o que ele tenta fazer é proteger seus patrocinadores, 12 no total, que pagam uma média de US$ 750 milhões pela exclusividade no seguimento.

Porém, como ficam os atletas e seus patrocinadores?

Na ânsia de proteger seus Jogos o COI esquece que os Jogos só existem devido aos atletas. E diversos destes atletas, para não dizemos todos, só conseguem competir em alto nível devido a patrocínios individuais.

Não a toa, os primeiras a reagirem a essa postura foram os norte-americanos que criaram a hashtag #WeDemandChance (exigimos mudança) através da atleta Sanya Richard-Ross, pouco antes das Olimpiadas.
?Se US$ 6 bilhões de dólares mudam de mão durante os Jogos porque que os atletas competem de graça??
“Se US$ 6 bilhões de dólares mudam de mão durante os Jogos porque que os atletas competem de graça?”
Aqui no Brasil o caso ganhou repercussão após o corredor Leo Manzano ser advertido pelo COI por ter postado em sua conta pessoal uma foto de seu tênis de competição, que não é da mesma marca patrocinadora dos Jogos.

A regra em questão é a de número 40 da chamada "Carta Olímpica" que diz: "Except as permitted by the IOC Executive Board, no competitor, coach, trainer or official who participates in the Olympic Games may allow his person, name, picture or sports performances to be used for advertising purposes during the Olympic Games."

O que o COI quer com a Regra 40

O COI, com a regra 40, tenta impedir o chamado marketing de emboscada (ambush marketing), especialidade de muitas empresa que atuam na Industria do Esporte, e que acaba impactando no valor total que os patrocinadores oficiais esperam ganhar ao longo da competição.

Acontece que o COI não paga nada para os atletas competirem nos Jogos Olímpicos. Algumas Confederações dão prêmios de acordo com os resultados obtidos, mas não são todas. Na maioria dos casos o dinheiro que os atletas recebem é oriundo de premiações de, adivinhem, patrocinadores individuais.

Para termos uma ideia apenas 2% dos atletas americanos possuem acordo de patrocínio direto com o USOC (Comitê Olimpico Norte Americano), ou seja, 98% destes atletas são financiados por patrocinadores individuais.

As imposições do COI começam a ameaçar a participação de muitas atletas de alta performance nos Jogos.

Se eles não podem expor seus patrocinadores, não podem usar as imagens deles mesmos nas competições e não são remunerados por sua participação o que leva os grandes atletas a competirem?

Patriotismo e realização pessoal é a resposta!

Mas até quando eles irão aceitar isso?

É interessante ver o COI exigir dos atletas pureza na disputa e criar regras tão rígidas que não permitam que o Espirito Olímpico se espalhe.

Vale lembrar que os EUA é o país que mais investe no COI, que mais medalhas conquistou na história dos Jogos Olímpicos, mas que, ao mesmo tempo, possui a estrutura que melhor entende que o Esporte, Olímpico ou não, é na verdade um grande negócio.

O nível dos atletas ajuda a valorizar a competição. Não é a toa que os grandes meetings do atletismo, os grandes ATPs do tênis, entre outros pagam caches para os grandes atletas participarem e dão grande prêmios em dinheiro para os vitoriosos.

Os atletas estão no seu direto de quererem um quinhão da grana que corre solta nos Jogos.

Por fim, para entendermos de quanto estamos falando basta lembrar que os Jogos do Rio 2016 nem começaram e já estão gerando receitas de US$ 10 bilhões de dólares para o COI.

Os próximos quatro anos serão interessantes nesta questão!

Vale ficar de olho!

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