Free Web Clocks by web-candy

terça-feira, 31 de julho de 2012

História Olímpica:

BRASIL INICIOU SUA CAMINHADA
OLIMPICA NA ANTUÉRPIA-1920
Aproveitando a iniciativa do Estadão, nós que vivemos a olimpíada e gostamos desta história, damos para vocês, essas reportagens feitas pelo jornal.

Tiro na 'mosca' deu primeiro ouro do Brasil

O Brasil conquistou três medalhas em sua primeira participação olímpica, em 1920



 Revista L'Illustrazione Italiana, agosto/1920

Cerimônia de abertura no estádio de Antuérpia
Em sua primeira participação olímpica, em 1920, nos Jogos de Antuérpia, o Brasil conquistou três medalhas, todas em provas de tiro. Era a época do movimento tenentista no país e quase a totalidade dos atletas eram militares. O ouro pioneiro do Brasil chegou das mãos de um deles, Guilherme Paraense, tenente do exército, na prova individual de tiro rápido 25 metros. O advogado Afrânio Antônio Costa ganhou medalha de prata na categoria pistola livre 50 metros. Também nessa especialidade, o Brasil foi bronze por equipes, com Afrânio Costa, Sebastião Wolf, Fernando Soledade, Dario Barbosa e Guilherme Paraense.
“O Brasil foi a única nação que conseguiu derrotar os Estados Unidos nas provas de tiro realizadas durante os jogos olympicos”, comemorou o Estado na edição de dia 5 de agosto de 1920.

Participação confirmada. A delegação pioneira do País era composta por um total de 29 atletas das modalidades de tiro ao alvo, natação, saltos ornamentais, polo aquático e remo. A presença do Brasil na Olimpíada foi negociada com o COI pelo então ministro Raul do Rio Branco. A notícia foi dada pelo Estado em 20 de novembro de 1919, “sob o patrocínio do barão, poderá o Brasil figurar com brilho e êxito na grande olympiada de 1920”.

Ouro histórico. A competição de tiro foi realizada no campo aberto de manobras do Exército belga, em Beverloo. Paraense fez 274 pontos dos 300 possíveis na prova do revólver a 30 m sobre a silhueta humana em pé para ganhar a primeira medalha de ouro. Entre 38 atiradores, foi o único a acertar o alvo na mosca.
O pioneiro ouro histórico do Brasil foi assim registrado nas páginas do Estado: “O primeiro tenente do exército brasileiro Guilherme Paraense foi proclamado officialmente hontem campeão mundial de revólver, com 274 pontos sobre o sr. Bracken, norte-americano”.

Viagem. A viagem dos atletas para a Europa, a bordo do navio Curvello cedido pela Marinha brasileira, foi longa e desgastante. Durou quase um mês e não foi nada fácil. Além de contar com pouco dinheiro para alimentação, a delegação enfrentou vários problemas pelo caminho, como roubo de alvos e munições; dificuldades para cruzar fronteiras e falta de infraestrutura. Mesmo assim, a equipe superou todos os obstáculos e trouxe três medalhas para o Brasil.
“Os tiros de Antuérpia” foi o destaque do Estadinho, edição vespertina que circulou de 1915 a 1921."Contam os jornaes que um patricio nosso derrotou em Antuerpia, numa porfia de tiros de pistola, varias cohortes de pistoleiros universaes..."



Londres cura feridas da guerra com festa olímpica

Os Jogos tiveram 12 anos de interrupção por causa da guerra; o retorno foi em 1948


Rose Saconi

Após 12 anos de interrupção por causa da Segunda Guerra Mundial, coube a uma das cidades mais afetadas pelo conflito receber a 14.a edição dos Jogos Olímpicos. A capital britânica, que já havia recebido a edição de 1908, se esforçou para organizar o evento em meio a um cenário de racionamento de alimentos e dificuldade econômica do período pós-guerra.
Mesmo assim, a cerimônia foi cercada por pompa e requintes da época. O emblemático estádio de Wembley foi palco da festa de abertura numa quinta-feira ensolarada. Cerca de 90 mil pessoas acompanharam o desfile dos 6 mil atletas representando 59 países.

O rei Jorge VI fez a abertura oficial e depois da salva de 21 tiros, foram soltos 7 mil pombos-correio.
“A tocha olímpica, trazida da Grécia numa viagem de 12 dias deu entrada no estádio, conduzida por John W. Mark, eleito o atleta britânico que melhor representa a constituição do atletismo perfeito”, descreveu o Estado em suas páginas.

Diferente das cerimônias de abertura recentes, que a cada edição evoluem n a utilização de tecnologia, figurinos e shows impactantes, o tom do evento foi bem formal, com as equipes nacionais se apresentando em um engessado desfile ao estilo marcial.
Em oitavo lugar no desfile vinha a delegação do Brasil com 77 componentes vestindo casacos azuis e calças cinzas, com exceção dos militares que vestiam os uniformes do exército.

Ingressos. No dia da abertura dos jogos, os organizadores anunciaram que ainda haviam 80 mil ingressos à venda para as provas de atletismo, 12 mil para as provas de natação e 15 mil para o torneio de pugilismo.

Televisão. Foi exatamente nesta edição que iniciou-se a era da transmissão das competições pela televisão. Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), foram 64 horas de transmissão para cerca de 500 mil ingleses que moravam em um raio de até 100 quilômetros da cidade.
The Illustrated London News

John Mark, atleta britânico, acende a tocha olímpica


Vista aerea do estádio e imagens do desfile de abertura da Olimpíada



Chuva estragou abertura dos jogos em 1908

Londres sediou depois da desistência de Berlim e Roma; Brasil não participou por falta de dinheiro

24 de julho de 2012 | 10h 48
Carlos Eduardo Entini
Era para ser em Berlim, depois Roma. Com a desistência das duas, a capital britânica ficou com a missão de sediar os jogos. Alemanha alegou problemas financeiros, mas já se mostrava isolada da europa. A erupção do Vesúvio, em 1906, foi a razão para a Itália abandonar o projeto. Sobrou para a Inglaterra que teve então dois anos para montar o evento.



O Estado de S. Paulo - 16/7/1908
A Olimpíada acabou aproveitando a estrutura da Exposição Franco-Britânica que já estava programada para ser realizada entre maio e novembro de 1908. Com todos os problemas políticos e estruturais resolvidos, foi a chuva que estragou a festa de inauguração, que contou com a presença do Rei Eduardo VII e a Rainha.
Conforme noticiou o Estado, somente 25 mil pessoas comparecerem ao estádio. Mas, com chuva ou sem, os jogos olímpicos não empolgaram o público, apesar do povo britânico adorar os esportes. A presença dos ingleses nas arquibancadas era "reduzido a meia dúzia de curiosos, a algumas dezenas de snobes algumas centenas de spleeneticos" ou seja, entediados.

O Estado de S. Paulo - 23/7/1907
Convite. O Brasil foi convidado para as os jogos de Londres em 1908, mas não participou. Na edição de 23 de julho de 1907, o Estado publicou que nenhum esforço se via para que o País participasse “do concurso, em que todas as nações de todo o mundo civilizado se farão apresentar". Ao contrário da Argentina, que já havia recebido verba do governo para patrocinar o evento, e era. portanto, mais um exemplo que 'adiantada República do Prata” dava ao Brasil. Sem patrocínio do poder público ou da sociedade, o País só iria a estrear em uma competição olímpica 12 anos depois, em 1920, na Antuérpia.

O 'Pai' dos Jogos Olímpicos morreu em 1937

Barão de Coubertin foi o idealizador da Olimpíada da era moderna e fundador do COI


Rose Saconi
Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, nunca ganhou medalha, nem marcou um ponto sequer em alguma competição, mas fez renascer os Jogos Olímpicos, em Atenas, 14 séculos depois das disputas na Grécia Antiga.

“O importante no esporte não é vencer, mas competir”. Esse era o lema do pedagogo francês, embora a frase não seja de sua autoria e sim de um bispo de Londres que a teria pronunciado em um ato religioso antes dos Jogos de 1908.
Foto: Arquivo/AE

O Estado de S. Paulo, 3 de setembro de 1937

31 de julho de 1928
O comitê organizador cogitou a possibilidade de cortar o futebol e o tênis dos jogos olímpicos. No Estado, uma análise de Coubertin sobre a beleza do esporte e como seria injusta a exclusão da modalidade na competição.
“A realeza do futebol basea-se sobre a combinação que exige, em doses quasi iguaes, de coragem, de attenção e de abnegação individuaes (…) Os que só conhecem o futebol como espectadores não fazem uma pallida idéa do esforço intellectual a cujo preço deve ser alcançado o seu mais alto grau de perfeição”.

5 de agosto de 1936
Em 1936, por causa da guerra civil espanhola, os Jogos foram transferidos de Barcelona para Berlim. Na abertura, Coubertin, presidente de honra de todas as edições, envia carta a Hitler. Foi a última Olimpíada que acompanhou.

 O barão conseguiu introduzir a prática do esporte no currículo das escolas francesas e criou a União Francesa de Esportes Atléticos.

Quando o espírito olímpico foi derrotado

Guerras cancelaram dois Jogos Olímpicos, Berlim 1916 e Tóquio 1940

Carlos Eduardo Entini
Na Grécia antiga, uma das regras dos Jogos Olímpicos era que até mesmo as guerras deveriam cessar para que fossem realizados. Essa tradição não vingou nas Olimpíadas dos tempos modernos.

O Estado de S. Paulo - 10/2/1938


Por duas vezes, conflitos cancelaram eventos já marcados. Em 1916, Berlim sediaria a 6.º edição dos Jogos, mas foi cancelado com a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Somente em 1920 voltariam a ser realizados. Em 1940, seria a vez de Tóquio, Mas a invasão da China pelos anfitriões em 1937 mudou a história. A China foi o primeiro país a anunciar o boicote. Por causa da insegurança, a Suíça recomendou o mesmo a outros países.

O Estado de S. Paulo - 19/7/1938
O Japão reagiu liberando verbas. Mas o inevitável aconteceu. Dois anos de invasão japonesa, sem esperança do fim do conflito e com o boicotes à vista, Tóquio 1940 foi cancelado. Alegou-se falta de dinheiro. Os organizadores optaram por Helsinque, a segunda cidade mais votada na eleição que decidiu por Tóquio. Problema contornado, rumo a Helsinque.

O Estado de S. Paulo - 4/12/1939



Mas faltou combinar com os russos. A Finlândia vivia ameaça da invasão soviética. Alguns meses antes da realização dos jogos, dezembro de 1939, os Soviéticos invadiram a Finlândia e bombardearam a cidade-sede. Em 4 de dezembro, o Estado anunciou o cancelamento definitivo de Helsinque 1940. Os americanos ainda se ofereceram para sediar, mas o Comitê Olímpico achou inviável enviar atletas europeus para a América. Sem os jogos finlandeses, os sonhos de Roma e Detroit de receberem a Olimpíada de 1944, também acabaram. Com a Segunda Guerra Mundial no auge, o evento só foi realizado 12 anos depois, em 1948. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário