Free Web Clocks by web-candy

domingo, 29 de julho de 2012

Londres tem 3º caso de doping em dois dias

Dois atletas viram suas esperanças olímpicas desaparecerem neste domingo, depois de serem suspensos dos Jogos de Londres por uso de drogas que melhoram o desempenho, elevando para três o número de doping

Por Karolos Grohmann
     LONDRES, 29 Jul (Reuters) - Dois atletas viram suas esperanças olímpicas desaparecerem neste domingo, depois de serem suspensos dos Jogos de Londres por uso de drogas que melhoram o desempenho, elevando para três o número de casos de doping após dois dias de competições.
Com o Comitê Olímpico Internacional (COI) ansioso para extirpar o doping dos Jogos, os examinadores estão em ação, conduzindo testes aleatórios há meses para evitar que os Jogos sejam manchados por grandes casos de doping.
    A velocista Tameka Williams, de São Cristóvão e Nevis, é o caso mais recente após admitir o uso de uma substância proibida à comissão técnica de sua equipe e ser mandada de volta para casa antes mesmo de competir.
O Sknoc, comitê olímpico de seu país, disse que a atleta de 22 anos, escalada para correr os 100m e os 200m rasos em sua primeira Olimpíada, ofereceu a informação voluntariamente, o que pode lhe garantir uma sentença mais curta e até sair sem punição, dependendo das circunstâncias.
"Em discussão com a comissão técnica da equipe, a senhorita Williams prestou a informação de que tem usado uma substância que o Sknoc considera fora do código médico internacionalmente aceito", afirmou.
    O Sknoc, que informou todos os organismos relevantes e iniciou uma investigação, não forneceu detalhes sobre a substância que Williams admitiu usar ou as circunstâncias em que a utilizou.
Mais cedo no domingo, Luiza Galiulina, única ginasta uzbeque nos Jogos, foi suspensa temporariamente depois que sua primeira amostra deu positivo para a droga furosemida, muito usada como agente mascarador de outras substâncias proibidas.
Galiulina, de 20 anos, que competiria no exercício de solo ainda neste domingo, agora terá que esperar o teste de uma segunda amostra. Caso ela resulte positiva, ela será proibida de competir em Londres e pode encarar um afastamento máximo de dois anos.
    Ao longo dos Jogos 2012, o COI disse esperar conduzir cerca de 5.000 testes - 3.800 de urina e 1.200 de sangue.
    Uma iniciativa de agências antidoping de todo o mundo flagrou mais de 100 infratores antes da Olimpíada, e o COI quer evitar os grandes escândalos de doping que marcaram edições anteriores do evento multibilionário e eclipsaram as competições.
   O primeiro flagra aconteceu no sábado, horas depois da cerimônia de abertura, quando o levantador de peso albanês Hysen Pulaku, de 19 anos, foi eliminado por usar um esteróide anabolizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário