Free Web Clocks by web-candy

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


PASSAGEM DA BANDEIRA OLÍMPICA: Mais de 200 dançarinos ensaiam para a grande festa de domingo

Rio de Janeiro convida o mundo para 2016 com um espetáculo de oito minutos na Cerimônia de Encerramento de Londres 2012

  •  Um Brasil de cores e ritmos, orgulhoso das suas raízes, mas também das suas conquistas, será apresentado ao mundo, no próximo dia 12, na simbólica Passagem da Bandeira Olímpica durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Londres 2012. Serão 225 dançarinos de diversas nacionalidades – incluindo 31 brasileiros - em um espetáculo de oito minutos, um convite à primeira edição do maior evento esportivo do planeta sediada na América do Sul.
Os artistas ensaiam desde julho. Há três semanas, o ritmo da preparação se intensificou e, nos últimos dias, ensaios diários acontecem em locais afastados do centro da capital britânica, cercados de sigilo. Na reta final para o grande momento, o espaço escolhido é parecido com o que terão no gramado do Estádio.
(Foto: Rio 2016)
“Essa está sendo uma experiência única na minha vida. Fiquei muito feliz quando fui selecionado. Agora, já próximo ao grande dia, a gente já ensaia em um lugar mais parecido com o que vai ser, alguns já colocam parte do figurino, então já dá aquele friozinho na barriga. Vamos fazer uma grande festa e mostrar para o mundo que chegou a nossa vez. Vamos fazer os melhores Jogos que já aconteceram”, diz Fred Heinrich, dançarino paulista, que mora há quatro anos na Grã-Bretanha e foi um dos selecionados entre cerca de 800 inscritos.
Os figurinos, assinados pelo estilista e artista plástico Jum Nakao, foram produzidos em Roma, Milão, Londres e Rio de Janeiro. Boa parte deles ainda não foi vista nem pelos dançarinos.

Tem inglês no samba
A festa contará com representantes de todas as regiões do Brasil, do Amazonas das tradições indígenas ao Sul, da imigração europeia. Da Bahia, de seus ritmistas e capoeiristas, ao Sudeste, berço da bossa nova. A diversidade cultural estará latente.
“Essa é uma experiência inesquecível, estamos todos muito ansiosos, animados e loucos para que chegue a hora do show. Na verdade, para que chegue 2016, porque o brasileiro gosta de receber, gosta de trazer para perto. Vou estar lá em 2016, com certeza, e lembrar para sempre do que vivi aqui”, comemora o baiano Luis Alberto de Santana, o capoeirista Vagalume, membro do grupo “Balé Folclórico da Bahia”.
Bailarinos de outros países foram selecionados levando em conta sua ligação com as artes brasileiras. Trazem o espírito de união dos povos do Movimento Olímpico para um espetáculo verde-e-amarelo na essência, mas acima de qualquer bandeira nos valores.

“Temos bem pouco tempo, são apenas oito minutos e muitas coreografias, é um desafio para nós. Foram muitos ensaios, lutamos muito para chegar e fazer um grande espetáculo. São pessoas de vários países da Europa que vieram só para isso. E os brasileiros, claro, estão morrendo de orgulho de representar o seu país. Eu, como danço samba aqui em Londres, também me sinto feliz por poder representar a cultura brasileira”, conclui Chris Smith, dançarino londrino.
A cerimônia de passagem da bandeira é produzida pelo consórcio Cerimônias Cariocas 2016, formado pela holding italiana de eventos, publicidade e TV Film Master Group e a empresa brasileira de grandes eventos SRCOM. O consórcio foi escolhido através de um processo de seleção para ser responsável pelas grandes apresentações a serem realizadas pelo Comitê Organizador. Além das cerimônias de passagem da bandeira olímpica e paralímpica, produzirão também as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™.

Nenhum comentário:

Postar um comentário