Free Web Clocks by web-candy

domingo, 12 de agosto de 2012

Banco Central lança moedas comemorativas em homenagem à Passagem da Bandeira Olímpica

Moedas são fruto de trabalho conjunto do Banco Central do Brasil, da Casa da Moeda do Brasil e do Rio 2016™


O Banco Central lançou neste sábado, dia 11 de agosto, duas moedas comemorativas em homenagem à Passagem da Bandeira Olímpica ao Rio de Janeiro, em cerimônia promovida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, na Somerset House, em Londres, espaço que está sediando a Casa Brasil. As moedas são fruto de trabalho conjunto do Banco Central do Brasil, da Casa da Moeda do Brasil e do Rio 2016™.
A moeda bimetálica especial de um real traz em seu anverso, no núcleo prateado, a legenda “Brasil” com a marca dos Jogos Rio 2016™. No centro da composição, a Bandeira Olímpica. No anel dourado, encontram-se as legendas “Entrega da Bandeira Olímpica” e “Londres 2012-Rio 2016”. Das 2.016.000 moedas que serão produzidas, uma parte será comercializada em embalagens especiais para fins de colecionismo (80 mil unidades), e o restante será colocado em circulação por meio da rede bancária.
Moeda lançada na Casa Brasil neste sábado (Foto: Wander Roberto/Rio 2016™)
Também foi produzida a moeda comemorativa em prata, com valor de face de cinco reais e tiragem máxima de 20 mil peças. Em seu anverso, a bandeira olímpica ocupa o centro da composição, que se completa com a legenda “Entrega da Bandeira Olímpica” e a marca dos Jogos Rio 2016™. No reverso, destaque para a ilustração alusiva a dois ícones das cidades Olímpicas: a Tower Bridge, representando Londres, e o Cristo Redentor, representando a cidade do Rio de Janeiro. Completam a composição o valor de face e a legenda “Londres 2012-Rio 2016” e “Brasil”.
As moedas comemorativas podem ser adquiridas nas representações regionais do Banco Central do Brasil e por meio do site do Banco do Brasil. Para informações adicionais, acesse www.bcb.gov.br.

Francisco Franco, Presidente da Casa da Moeda do Brasil; Leonardo Gryner, Diretor Geral do Rio 2016™; e João Sidney de Figueiredo Filho, Chefe do Departamento de Meio Circulante do Banco Central do Brasil (Foto: Wander Roberto/Rio2016™)
Características

Moeda bimetálica
Valor de face: 1 real
Composição: Aço inoxidável (núcleo) e aço revestido de bronze (anel)
Diâmetro: 27mm
Peso: 7g
Tiragem máxima: 2.016.000 moedas
Preço (embalagem especial): R$9,50

Moeda de prata
Valor de face: 5 reais
Composição: prata 925/1000
Diâmetro: 40mm
Peso: 27g
Acabamento: Proof
Tiragem inicial: 5 mil moedas
Tiragem máxima: 20 mil moedas
Preço: R$195,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário