Free Web Clocks by web-candy

sábado, 11 de agosto de 2012

Orgulho da prata

Esquiva Falcão perde para japonês, mas faz história ao ser o primeiro brasileiro a ganhar a prata no boxe

DR178071
Crédito: Daniel Ramalho/AGIF/COB



O peso-médio Esquiva Falcão deixou o ringue do Excel Arena 2 muito aplaudido e com  cabeça erguida. Se ouro escapou por apenas um ponto na derrota da noite deste sábado, 11 de agosto, para o japonês Ryota Murata (14 a 13), Esquiva sabe que o brilho da prata representa sua entrada para a galeria dos imortais do boxe brasileiro. Foi o primeiro a subir no segundo lugar mais alto do pódio olímpico.
A luta foi muito equilibrada e polêmica. No primeiro round, Murata venceu por 5 a 3 sem apresentar golpes tão contundentes. No segundo, Esquiva deu o troco por 5 a 4. O árbitro do combate tirou dois pontos do pugilista brasileiro no terceiro round - sob a alegação que Esquiva estava agarrando o adversário e isso foi determinante para o resultado da luta, pois o último assalto terminou empatado: 5 a 5. No somatório geral, vitória de Murata pela diferença mínima: 14 a 13.
Os pontos tirados pelo árbitro irritaram Esquiva Falcão. “Os dois estavam se agarrando no ringue. Tanto eu quanto o Murata estávamos cansados. Não entendi porque ele só tirou ponto de mim. Tinha que ser dos dois ou então não tirar de nenhum atleta”, analisou.
Apesar da reclamação, o pugilista ressaltou que não irá apelar da decisão dos árbitros do combate. Mais sereno, ele disse que está feliz com a medalha de prata e por ter entrado para a história do boxe brasileiro. “Não tem essa de apelar. O esporte é assim. Estou de cabeça erguida e feliz por ter sido o primeiro brasileiro a conquistar a medalha de prata. A família Falcão representou muito bem o Brasil e todos estão de parabéns”, finalizou Esquiva, referindo-se ao irmão, Yamaguchi Falcão, que conquistou a medalha de bronze na categoria meio-pesado."Com o resultado do boxe aqui em Londres, o Brasil terá condições de crescer ainda mais para 2016", comemorou.


Alexandre Bittencourt, de Londres
COB - Relações com a Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário