Free Web Clocks by web-candy

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Especialista valoriza bronze de Adriana: 'Vai abrir portas para o boxe'

Para Daniel Fucs, medalha conquistada pela brasileira deve ser comemorada e espera que modalidade passe a ser vista de outra forma


A baiana Adriana Araújo, 30 anos, quebrou uma escrita de 44 anos e entrou para história do boxe brasileiro ao conquistar nesta quarta-feira uma medalha de bronze na primeira participação de mulheres na modalidade em Olimpíadas. A centésima medalha do Brasil em Jogos. Ela foi derrotada pela russa Sofya Ochigava, vice-campeão mundial, na semifinal da categoria leve (até 60kg) por 17 a 11.
Como não há disputa de terceiro lugar na modalidade, o semifinalista garante o bronze.
Apesar de a brasileira não ter saído vitoriosa do ringue, o comentarista do SporTV  Daniel Fucs defende que a medalha de bronze conquistada pela pugilista deve ser muito comemorada. Otimista, ele espera que boxe brasileiro possa ser visto de outra forma e já faz projeções positivas para modalidade.
- Acredito que a medalha conquistada pela Adriana deve abrir portas para o boxe, atrair patrocínios, enfim, vai fazer com que o boxe feminino e o boxe nacional, de uma maneira geral, possa ser visto com outros olhos. E Adriana é uma das responsáveis por essas mudanças que eu espero que aconteçam.
saiba mais
A brasileira empatou o primeiro assalto por 3 a 3 e foi derrotada no segundo por 5 a 3. No terceiro round, teve uma atuação superior, na opinião do jornalista, apesar da arbitragem conceder a vantagem para russa, novamente por 5 a 3. Para ele, brasileira "partiu para cima" e foi bem, mas explica que luta deve ser avaliada como um todo.
- A russa foi melhor, apesar de eu ter visto a Adriana vencer o terceiro round. Isso chegou até ser comentado posteriormente. Mas temos que considerar a luta como um todo. Nos dois primeiros rounds ela perdeu mesmo e no quarto ela não conseguiu atingir a adversária. Mesmo se ela tivesse pontuado um pouco mais do que a russa, não teria sido suficiente para virar o placar que estava desfavorável a ela.
Adriana Araújo na luta de boxe contra Sofya Ochigava (Foto: Reuters)Adriana Araújo brasileira garantiu o bronze depois da
luta contra Sofya Ochigava (Foto: Reuters)
Daniel Fucs minimizou a derrota da brasileira para vice-campeã mundial e reforça que bronze de Adriana deve ser muito "curtido". Para ele, pugilista "fez o que se esperava dela", mas enfrentou uma adversária muito técnica. Ele não acredita que favoritismo da russa tenha determinado a vitória e compara a situação com a de Everton Lopes, campeão mundial que foi eliminado na primeira luta em Londres.
- A Adriana entrou com condições, mas pegou uma pugilista muito técnica, vice-campeã mundial. Não acredito que isso signifique muita coisa já que o Everton Lopes era o atual campeão mundial e perdeu na primeira luta. Ela cumpriu aquilo que se esperava dela. Procurou a luta e a vitória, mas só tem uma vitoriosa, alguém tinha que perder e lamentavelmente foi a Adriana. Temos que curtir muito esse bronze.
A última medalha conquistada pelo Brasil no boxe em Jogos Olímpicos tinha sido na Cidade do México em 1968, quando Servílio de Oliveira também foi bronze, no peso-mosca.
Nesta quarta-feira, às 18h (de Brasília), o brasileiro Yamaguchi Falcão volta ao ringue para enfrentar o atual campeão mundial da categoria meio-pesado (até 81kg), o cubano Julio La Cruz Peraza pelas quartas de final. O SporTV transmite os Jogos em quatro canais HD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário