Free Web Clocks by web-candy

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Futebol Masculino: 

Brasil estréia hoje

Brasil inicia busca por inédito ouro nos Jogos OlímpicosTime enfrenta o Egito nesta quinta-feira (25), a partir das 15h45 (de Brasília), com transmissão pela Rede Record, SPORT TV e Bandsport




Neymar virou piada em jornais ingleses ao longo da semana (Foto: Tasso Marcelo/Agência Estado)

Do R7
De todos os campeões da história da Copa do Mundo, apenas o Brasil não ostenta também a medalha de ouro olímpica em seu currículo. E é justamente mirando acabar com este tabu que a seleção estreia em Londres 2012 nesta quinta-feira (26), às 15h45 (horário de Brasília) diante do Egito em Cardiff, País de Gales.
A principal aposta do time comandado por Mano Menezes é o atacante Neymar. Estrela absoluta dentro do Brasil, o jovem santista ainda precisa convencer os estrangeiros, em especial os europeus, de que é sim um dos principais jogadores do mundo na atualidade. A Olimpíada é o cenário ideal para isto e o craque tem ciência de sua responsabilidade:

—  Viemos para ganhar. Não estamos aqui a passeio ou para jogar uma partida e voltar para casa, mas para jogar e conquistar o ouro.
Neymar teve boa atuação na vitória por 2 a 0 sobre a Grã-Bretanha no último amistoso antes dos Jogos, mas suas constantes quedas em campo foram motivos para vaias da torcida e brincadeira na imprensa britânica. O The Guardian, por exemplo, publicou uma montagem na qual ele aparece como atleta dos saltos ornamentais e outra na qual o brasileiro é uma zebra.
Ao lado de Neymar, a equipe verde-amarela conta com nomes de peso como Hulk, Oscar, Ganso e Lucas, este último comparado pelo jornal Mirror a Jairzinho e a Ronaldo Fenômeno. A vitória nas Olimpíadas, aliás, é fundamental para que Mano Menezes ganhe fôlego no comando da seleção nacional. O treinador garante que garra não vai faltar:
— Ninguém vai querer mais o ouro que o Brasil. É um compromisso que conseguimos criar com esses jogadores.
A preparação brasileira estava tranquila até a última segunda-feira (23), quando o goleiro Rafael bateu o cotovelo direito em um boneco usado em treinos e, contundido, precisou ser cortado. Curiosamente, ele era o único jogador cujo reserva não havia sido testado até então, mas o reserva Neto garante que não vai sentir a pressão:
— Sempre estive preparado. Venho sendo convocado há dois anos [desde 2010], e me sinto muito pronto para isso. Tenho treinado bem, e farei de tudo para ajudar o time a buscar a medalha de ouro.
Além do Egito, o grupo do Brasil na primeira fase de Londres 2012 conta com Belarus e Nova Zelândia. Na história, a seleção acumula duas pratas (1984 e 1988) e dois bronzes (1996 e 2008).

    O R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres em cinco canais exclusivos, 24 horas. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.



Cosme Rímoli, do R7, em Cardiff (País de Gales)
O Brasil mais forte de todos os tempos. Assim a imprensa internacional qualifica a Seleção que começa hoje sua caminhada na Olímpiada de 2012, aqui em Cardiff, no País de Gales. O time de Neymar entra em campo às 15h45 contra o Egito. Os brasileiros são franco favoritos diante de uma equipe além de muito mais fraca tecnicamente, vem abalada com a tragédia envolvendo o futebol egípcio em  fevereiro, quando morreram cerca de 90 pessoas e mais de 300 pessoas ficaram feridas em um confronto no Port Said Stadium.
    A partida é a mais difícil do grupo que ainda tem Bielorrússia e Nova Zelândia. Mano Menezes, que precisa vencer a medalha de ouro, escalou um time muito ofensivo, para tentar não apenas vencer como dar um aviso que merece ser o favorito da única competição que o País não conseguiu vencer na sua história.
     O atacante Neymar aposta que a equipe está pronta para biscar o título inédito.
- Estamos prontos para fazer o que todos esperam da nossa Seleção. O Mano montou uma grande equipe.      A cobrança será grande, mas estamos preparados para brigar pela medalha de ouro. Apesar de jovens, sabemos suportar a pressão pela vitória. E vamos mostrar isso logo contra o Egito.
O jogador do Santos é a maior estrela do futebol olímpico. Na Grã-Bretanha, a mídia espera que o jogador consiga confirmar a expectativa de ser o condutor da inédita medalha para o futebol brasileiro. Mano Menezes definiu esquema e time para Neymar brilhar. A Seleção terá como prioridade atacar. E ele, privilégio para 'flutuar' na frente, sem posição fixa. Oscar, Hulk, Leandro Damião e o ala Marcelo terão a missão de abrir espaço para o mais habilidoso dos brasileiros. A Seleção atuará com três atacantes fixos na frente.
    O meia Oscar que acaba de ser vendido ao Chelsea, se impôs a Paulo Henrique Ganso como o organizador do time na Olimpíada, o camisa 10 e mostrou confiança no potencial da equipe.
- Nós sabemos do potencial do Neymar e vamos fazer o máximo para que ele tenha espaço e consiga escapar da marcação que será forte. O nosso time conseguiu se preparar bem e tem uma maneira definida de jogar. Queremos muito ganhar esta Olimpíada. E o segredo será atacar, usar a qualidade do nosso futebol.
Mano Menezes sabe que a maior qualidade do Egito é a velocidade. Por isso já avisou Sandro e Rômulo que eles deverão estar atentos aos contragolpes. Os volantes ficarão mais na proteção da zaga para que o time possa atacar com segurança. Mesmo o lateral Rafael ficará mais contido, para que Marcelo apoie mais, formando dupla com Neymar.
      - Nossa equipe tem um desenho tático definido. E apesar de toda a pressão e o nervosismo que cerca uma estreia, o Brasil vai se impor. Neste primeiro jogo da Olimpíada, o principal será ditar o ritmo de jogo. Não entrar na correria egípcia e tocar a bola com a qualidade que nós temos. O toque de bola cadenciado é o que nos interessa. E é assim que vamos atuar para conseguir vencer.
Foi assim, por exemplo, que o Brasil venceu a Grã Bretanha, dona da casa, no amistoso na semana passada.
Leandro Damião é o jogador mais pressionado neste jogo. O atacante não está conseguindo render na Seleção. Nas últimas dez partidas, marcou apenas um gol. Ele corre o enorme risco de perder a posição para Alexandre Pato. "Sei que preciso marcar gols, mas procuro não me preocupar. Sei que estou sendo útil à Seleção", diz, tentando minimizar as críticas.
    Outra situação complicada é a de Neto. O goleiro brasileiro nunca atuou com a Seleção. Rafael do Santos era o titular absoluto. Até bater seu cotovelo direito em um boneco de ferro no treinamento nesta segunda-feira. E ser cortado na terça. O jogador revelado pelo Atlético Paranaense e que atua pela Fiorentina tenta mostrar confiança.
- Estou pronto para as cobranças. Quero fazer do Brasil campeão. Sinto que o time e o técnico confiam muito em mim. E isso é o mais importante.
   Mano Menezes por seu lado sabe muito bem que precisa da medalha de ouro. Seu trabalho vem sendo questionado. A Olimpíada será a segunda competição oficial que disputará com a Seleção. Na primeira, a Copa América, acabou fracassando. Com a saída de Ricardo Teixeira e a entrada de José Maria Marin na presidência da CBF, o treinador ficou mais exposto. O novo dirigente já avisou que exige resultados, conquistas da Seleção.
- Se somos o melhor país do futebol mundial, precisamos ganhar.
O técnico sabia disso ao assumir o cargo de comandante da Seleção Olímpica de Ney Franco, apesar das conquistas do Sul-Americano e Campeonato do Mundo sub-20 no ano passado.
- Sabia muito bem dos riscos e poderia ficar em uma posição tranquila. Mas resolvi assumir porque essa equipe é a base da Seleção que disputará a Copa de 2014. Seria incoerente se eu não estivesse à frente na Olimpíada. Assumo com muito confiança o time e o desafio de lutar pela inédita medalha de ouro.
O Brasil entrará em campo com Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Hulk, Leandro Damião e Neymar. Técnico:Mano Menezes. Egito: El Shenawy, Gaber, Souliman, Sami e Fathy; Aboutrika, Hassan, Ahmed e Mohamed, Motaeb e Mohsen. Técnico: Rany Hamsy. Juiz: Gianluca Rocchi (Itália).
  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário